top of page
  • Foto do escritorGaia Vet

Pode dar semente de abóbora para aves?

Que aves adoram ingerir sementes, isso não é novidade não é?


Mas fique sabendo que a alimentação somente de sementes pode causar muitos prejuízos à sua ave.


Apesar das aves realmente comerem sementes na natureza, esse não é o único alimento ingerido. Na alimentação das aves também estão incluídos itens como gramíneas, arbustos, raízes, casca de árvores, argila, folhas, brotos e até mesmo flores. Cada ave aprende o que deve comer, qual a quantidade e qual o momento certo para isso. Esse conhecimento é passado de geração a geração, incluindo quais alimentos são tóxicos ou não. As próprias aves já sabem que uma alimentação exclusiva de sementes não faz bem e por isso ingerem toda essa variedade de alimentos à medida que vão sendo ensinadas pelos membros do seu ciclo social.


Esse tal comportamento é muito difícil de ser criado na nossa casa. Até porque, nós como tutores, não sabemos qual a interação correta de cada alimento dentro do estômago do animal.


Além disso,existem outros pontos negativos da ingestão única de sementes que são:


- As sementes possuem alto índice calórico e deficiência em muitos nutrientes como lisina, cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e etc. Ou seja, a semente é basicamente gordura.

- Cerca de 16% da semente é casca, então gera muito desperdício e custo ao tutor que paga por um produto mais caro do que realmente é consumido quando comprado à granel.


Portanto, a alimentação exclusiva de sementes é como se fosse um humano que come fast food em todas as alimentações por toda vida. Com certeza, ele não terá uma boa qualidade de vida, não é mesmo?


Mas calma! A semente não é também o vilão da história.


Ela pode servir como um complemento calórico pras fazer de grande demanda do organismo como épocas frio, doenças e até mesmo época da muda (troca das penas). Até mesmo nos treinamentos de condicionamento, a semente pode servir como petisco e recompensa. Não sendo a única fonte alimentar, a semente tem grande coisa a contribuir.


Falando um pouco dos benefícios das sementes, trago pra vocês a Semente de Abóbora. A prática de fitoterapia é utilizada por muito tempo na medicina tradicional no Brasil e no mundo. diversos estudos são realizados considerando os extratos obtidos em diversas plantas. Estudos com a semente de abóbora mostram que ela possui qualidades anti parasitárias, rica em proteína, estimula o apetite e favorece a criação do HDL (gordura boa). Sendo uma boa alternativa em criações comerciais de animais visando menos resistência aos medicamentos, menor resíduo ambiental e baixo custo na criação desses animais.


Foi testado diferentes efeitos da semente de abóbora tanto in vivo quanto in vitro sob diversos parasitas. Notou-se que na semente de abóbora contém os extratos de cucurbitina, berberina e palmitina que possuem ações sob parasitas causando impedimento da sua reprodução e também na motilidade o que gera a queda da infecção e disseminação parasitária.


Um estudo feito com 48 avestruzes parasitadas que foram alimentados com semente de abóbora obtiveram a redução significativa na liberação de ovos desses parasitas demonstrando eficácia da semente de abóbora contra vermes intestinais e uma alternativa aos tratamentos com anti helmínticos convencionais.


Porém, a semente não é eficaz contra todos os parasitas. Alguns não sofreram nenhuma interferência quando administrado o extrato de semente de abóbora e por isso, exames recorrentes e visitas ao médico veterinário especializado devem ser feitas preventivamente e corriqueiramente.



1.185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page